sexta-feira, 27 de maio de 2011

Lado Bom

Esse post vai parecer um exercício de psicólogo. Não dizem que tudo tem dois lados, o bom e o ruim? Pra dar uma pausa na falação negativa do Equador (já que sempre que vejo alguma coisa ruim por aqui automaticamente sai a frase “no Brasil não é assim”), resolvi escrever sobre coisas boas que encontramos no país. Um exercício e tanto pra mim, que tenho tendências quase nada pessimistas…

Esqueçamos, então, o sistema bancário, o trânsito maluco, o clima chuvoso, a péssima pizza local e os taxistas que se recusam a te levar ao seu destino.

Eis a lista “vou sentir saudade quando partir do Equador”:

  • Suco de amora: aqui tem em todo canto, faz parte dos sucos “básicos” dos restaurantes, junto com o de laranja, limão, abacaxi. Tem uma cor linda, gosto de bala e preço amigo (ao contrário do Brasil, onde um punhadinho de amora pode custar alguns bons reais).
  •  Vistas: o relevo local, com inúmeras montanhas e vales, nos permite ter vistas lindas em quase qualquer ponto de Quito. Podemos contar nos dedos de uma mão as casas e apartamentos que visitamos que não tinham uma janelinha sequer com uma vista espetacular da cidade.

  • Bom atendimento: os equatorianos são muito simpáticos e servis, e o bom atendimento nos restaurantes costuma ser regra. E eu não to nem falando de restaurantes caros, não. Pra quem acaba de sair de Brasília – que é capaz de arruinar a qualidade de qualquer franquia – a mudança é drástica!

  • Vida social: esse tópico é mais um mérito da comunidade brasileira que do próprio país (a lei seca local, na verdade, parece ter acabado com a vida noturna por aqui). Desde que chegamos já fomos a duas feijoadas, uma roda de samba, um festival de cinema brasileiro, apresentação de músicos…

  • Turismo: ainda pouco explorado, o Equador é um excelente lugar pra se fazer turismo. Isso porque o país tem um pouquinho de tudo: serra, vale, praia, floresta, ilha. No último fim de semana estivemos em Baños, uma cidadezinha de 20 mil habitantes no pé do Tungurahua, um dos mais de 30 vulcões equatorianos, e atualmente em atividade (expelindo só cinza). O atrativo são umas piscinas termais, com águas vulcânicas quentinhas, e o turismo de aventura (rafting, trilha). Como o tempo era curto e a idéia era relaxar, ficamos só nas piscinas, mesmo. E olha só a vista:

Piscina do hotel Luna Runtun, em Banõs. Recomendo muito!

  •  Preço do combustível: dirigimos cerca de 400km na viagem do último fim de semana. O gasto com combustível foi de 18 dólares. No Brasil, onde você consegue chegar com 30 reais de gasolina?

Até que a lista ficou grandinha, né? Minha terapeuta ficaria orgulhosa.

Semana que vem tem emoções mais fortes: finalmente nossa mudança vai chegar!

2 comentários:

  1. Stellita, que orgulho do seu otimismo! A lista ficou bem grandinha mesmo. Faltou falar que é uma lista em construção, tenho certeza de que quando vcs estiverem indo embora ela vai ter vaaarias páginas =D
    Saudades!!
    beijomeliga (vc já sabe meu ramal;)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Stella!
    Recebi uma proposta para trabalhar em Quito, moro atualmente em SP e pesquisando na net achei o seu blog. Será que vc poderia me ajudar com algumas informações para que eu possa tomar melhor a minha decisão? O meu e-mail é line@estacaonet.com.br
    Se puder me ajudar, ficarei muito agradecida.
    Um abraço, Line

    ResponderExcluir